Secretaria Municipal de Saúde conta com apoio da população para combater caramujo

Secretaria Municipal de Saúde conta com apoio da população para combater caramujo

caramujo

A Secretaria Municipal de Saúde de Alta Floresta, estará realizando o trabalho de coleta do caramujo africano. Cerca de 12 pontos distribuídos em diversos setores da área urbana do município servirão de postos de coleta do caramujo.

Uma praga urbana que pouca gente sabe combater, o caramujo africano foi trazido para o Brasil de forma ilegal na década de 80 por produtores rurais. Eles buscavam uma alternativa mais rentável para substituir o escargot, um molusco apreciado na França como uma iguaria gastronômica. O negócio não deu certo e os caramujos acabaram abandonados. Diferente do verdadeiro escargot, que é bem menor e tem a concha quase redonda, o caramujo africano é estranho e chega a ser repulsivo. Ele é grande e escuro e quando adulto pode medir 15 centímetros de comprimento e pesar 200 gramas.

Por onde passa, o caramujo gigante africano (de nome científico Achatina fulica), deixa uma secreção e se estiver contaminado por microorganismos pode afetar o sistema nervoso central do homem, causando cegueira e meningite. O contato com o caramujo também pode provocar problemas intestinais graves.

Para combater o molusco, a Secretaria espera contar com o apoio da população. Os postos de coleta podem ser encontrados no Bairro Princesa Isabel (AABB, Bené, Escola 17 de Junho e Semtras); Bairro Redondo (Ginásio de Esportes); Bairro Cidade Alta (Apae e Igreja Santos Reis); Bairro Tucano (Mercado Tucano); Bairro Santa Felicidade (UBS Edmilson Lima da Silva, Primeira Delegacia de Polícia Civil e Oficina do Fabão); e Cohab (Sesai).

Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde passará uma vez por semana para o recolhimento dos tambores de coleta.

Na próxima sexta-feira, 23, começará uma campanha de conscientização e orientação quanto a coleta do caramujo.

FONTE: DECOM

Pagamento com desconto ou 1ª parcela do IPTU é prorrogado

Pagamento com desconto ou 1ª parcela do IPTU é prorrogado

iptuO pagamento com desconto de 20% em cota única ou primeira parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), em Alta Floresta D’Oeste (RO), foi prorrogado para o dia 30 de abril. O prazo terminava no dia 31 de março.
A Prefeitura disponibilizou duas formas de pagamento. A primeira – cota única – com o benefício do desconto automático ao contribuinte. Já a segunda, de forma parcelada, o contribuinte não terá direito ao desconto, mas poderá quitar o IPTU em três parcelas com vencimentos para 30 de abril (primeira parcela), 31 de maio (segunda parcela) e 30 de junho (terceira parcela).
Os carnês do IPTU 2018 estão sendo distribuídos. O contribuinte tem a opção de retirá-lo junto ao setor de cadastro e receita que fica anexo ao prédio da prefeitura, localizado na Avenida Nilo Peçanha, 4513, Bairro Redondo, no horário das 7h30 às 13h30.
Fonte: Decom

Secretário de Agricultura de Alta Floresta convoca produtores para mutirão do Terra Legal

Secretário de Agricultura de Alta Floresta convoca produtores para mutirão do Terra Legal

TerraLegal

O secretário municipal de Agricultura de Alta Floresta D’Oeste, Giovan Damo, está convocando os produtores rurais que dispõem de processo junto ao Programa Terra Legal, para participar de um mutirão que está acontecendo na Câmara de Vereadores do município de Pimenta Bueno, até o dia 27 deste mês. “Este mutirão é importante para aqueles produtores que aguardam a titulação de sua propriedade rural. Este mutirão é para revisão de processos. As vezes uma assinatura pode estar impedindo o produtor de receber o seu título definitivo. Esta revisão é importante para sanar entraves no andamento dos pedidos”, explicou.
O Programa Terra Legal, desenvolvido em parceria com estados e municípios, é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Ao entregar o título de propriedade, o Terra Legal Amazônia leva segurança jurídica aos produtores rurais da Amazônia Legal e reforça as políticas públicas de preservação do meio ambiente na região.

Para agilizar os processos de regularização, o processo de titulação foi simplificado. Essas são as etapas do Programa: cadastramento, georreferenciamento e titulação.
O mutirão vem para resolver possíveis pendências quanto ao cadastramento dos processos. “É importante que o casal participe do mutirão. Que os produtores levem todos os documentos pessoais e documentos da terra”, destacou Gio Damo, reforçando que o mutirão segue até o dia 27, com atendimentos das 7h30 às 18 horas. “Qualquer dúvida, o produtor pode procurar a Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRI) ou ligar no (69) 3641-3067. O mutirão está acontecendo em Pimenta Bueno, mas o objetivo é atender produtores de vários municípios da região”, finalizou.
Fonte: Decom

Retirada de entulhos continua em Alta Floresta

Retirada de entulhos continua em Alta Floresta

WhatsApp Image 2018-01-23 at 21.19.06 (1)

A Prefeitura de Alta Floresta, através da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (SEMIE), comunica que continua realizando a retirada de entulhos das frentes das casas. Os serviços estão em fase de conclusão nos bairros Redondo, Tucano e Santa Felicidade.

O objetivo dos trabalhos é atender toda a cidade, mas o período chuvoso e os serviços emergenciais, principalmente na área rural, atrasaram os serviços.

Neste momento, o recado à população é para empilhar galhos e entulhos longe das tampas de fossas, muros e postes.

Solicita ainda que os moradores não joguem entulhos onde os maquinários já passaram.

Havendo dúvidas na retirada de galhos e entulhos, ligar para o (69) 3641-2010 – telefone da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura.

Fonte – Decom

Autoridades prestigiam inauguração do centro multiuso da Semtras

Autoridades prestigiam inauguração do centro multiuso da Semtras

WhatsApp Image 2018-03-09 at 15.15.33

Foi inaugurado nesta sexta-feira (9), o centro multiuso da SEMTRAS – Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social, de Alta Floresta D’Oeste. A cerimônia de inauguração aconteceu durante um café da manhã marcado por atividades voltadas ao Dia Internacional da Mulher. Os trabalhos começaram às 8h30. O prefeito Carlos Borges e o secretário municipal de Trabalho e Assistência Social, Ernandes Bomfim de Souza (popular Jeremias), recepcionaram autoridades como o senador Valdir Raupp (MDB) e a deputada federal Marinha Raupp, autora da emenda que garantiu recursos para construção do centro multiuso, o deputado federal Nilton Capixaba (PTB), o deputado estadual Jean Oliveira (MDB), os vereadores Dário Moreira (PP), Marilza da Revil Móveis (PP), Valvique Ferreira (SD), Nenão (PR) e Reinaldo da Idaron (PT). Também prestigiaram o evento, que contou com um grande público, o presidente do grupo da terceira idade – Viva a Vida – Adão Rodrigues, o presidente da Associação Alegria de Viver – também da terceira idade – Paulo Polinski, e demais secretários municipais.

O evento começou com apresentação da cantora Jéssica Sbalchiero Deina (da Igreja Adventista). Em seguida o secretário Jeremias agradeceu a presença de todos, o apoio da equipe da Semtras nas ações, e destacou várias atividades desenvolvidas pela pasta.

Tanto o senador Valdir Raupp quanto a deputada federal Marinha Raupp destacaram os investimentos aplicado em Alta Floresta. “Temos aqui não só os 300 mil deste barracão, mas outros investimentos como os 10 milhões de reais que estão sendo aplicado no abastecimento de água do município”, lembrou a deputada.

Nilton Capixaba parabenizou o casal Raupp pelos trabalhos que vem desenvolvendo pelo Estado de Rondônia. Aproveitou para anunciar que a pedido dos vereador Valvique Ferreira, Alex da P-42 (DEM) e Álvaro Bueno (PSDB), está destinando um milhão de reais para padronizar as calçadas, principalmente do centro da cidade.

WhatsApp Image 2018-03-09 at 15.15.58Na ocasião, o deputado estadual Jean Oliveira parabenizou as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher (8 de março). Agradeceu a deputada Marinha Raupp pelo recurso e anunciou uma emenda de 150 mil reais para concluir a obra – fazendo muro, calçadas, banheiros e parte elétrica.

Por último, o prefeito Carlos Borges agradeceu a todas as autoridades presentes pelo esforço para ajudar Alta Floresta. Parabenizou o secretário Jeremias e sua equipe pelas atividades da pasta, lembrou ao grupo da terceira idade que está chegando um ônibus – recurso do deputado Nilton Capixaba – para atender no transporte do grupo Viva a Vida, e destacou alguns trabalhos realizados pela administração municipal.

Uma apresentação de Zumba também marcou o evento. A atividade está sendo desenvolvida pela Semtras e já atende 80 mulheres em Alta Floresta. A professora de educação física, Geisila Francielly, é quem comanda as ações que serão levadas, também, a área rural.

WhatsApp Image 2018-03-09 at 15.15.57

FONTE: DECOM

Dia Internacional da Mulher: Semtras prepara café da manhã e homenagens nesta sexta

Dia Internacional da Mulher: Semtras prepara café da manhã e homenagens nesta sexta

mulherA SEMTRAS – Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social, de Alta Floresta D’Oeste, realiza nesta sexta-feira (9), uma série de atividades voltadas ao Dia Internacional da Mulher. Os trabalhos começam às 8h30. As informações foram passadas pelo secretário Ernandes Bomfim de Souza (popular Jeremias).

Está sendo organizado um café da manhã e várias homenagens. O evento também vai marcar a inauguração do barracão multiuso, construído para atender o grupo da terceira idade – Viva a Vida – e demais atividades da semtras.

De acordo com Jeremias, o evento contará com a presença do prefeito Carlos Borges, o senador Valdir Raupp (MDB), deputado federal Nilton Capixaba (PTB), e a deputada federal Marinha Raupp, autora da emenda que garantiu a construção do barracão. O deputado estadual Jean Oliveira (MDB) também confirmou presença, além de vereadores e demais autoridades da região. “O objetivo do evento é comemorar o Dia Internacional da Mulher”, disse o secretário.

Haverá transporte para o grupo da terceira idade. Os ônibus percorrerão o trajeto, passando pelos pontos a partir das 8 horas.

FONTE: DECOM

Prefeitura realiza atendimentos na área da saúde no Distrito de Filadélfia

Prefeitura realiza atendimentos na área da saúde no Distrito de Filadélfia

WhatsApp Image 2018-02-27 at 09.45.03

A Prefeitura de Alta Floresta D’Oeste, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU), realizou vários atendimentos no posto de saúde do Distrito de Filadélfia. Entre os atendimentos estavam: consultas, preventivos, teste rápido, pré-natal e atualização do cartão de vacina.

Na oportunidade, o secretário municipal de Saúde, Adenilson Anacleto, entregou uma geladeira e um computador à unidade de saúde. “O computador vai atender nos agendamentos, interligando à Rede SUS, facilitando o desempenho dos atendimentos, dentre outros serviços”, disse Adenilson.

Fonte: Decom

Prefeitura de Alta Floresta retoma coleta de entulhos  

Prefeitura de Alta Floresta retoma coleta de entulhos  

WhatsApp Image 2018-01-23 at 21.19.08

A Prefeitura de Alta Floresta, através da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (SEMIE), comunica que retomou os trabalhos de retirada de entulhos das frentes das casas. Os serviços seguirão pelos seguintes bairros: Centro, Santa Felicidade, Cidade Alta, Liberdade, Redondo, Tucano e Princesa Isabel. Vai atender a Cohab também.

Neste momento, o recado à população é para empilhar galhos e entulhos longe das tampas de fossas, muros e postes.

Solicita ainda que os moradores não joguem entulhos onde os maquinários já passaram.

Havendo dúvidas na retirada de galhos e entulhos, ligar para o (69) 3641-2010 – telefone da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura.

Fonte: Decom