Alta Floresta recebe ministro Blairo Maggi e outras autoridades

Alta Floresta recebe ministro Blairo Maggi e outras autoridades

O município de Alta Floresta D’Oeste recebeu na manhã desta sexta-feira (10), o ministro da Agricultura, Blairro Maggi, e demais autoridades para discutir durante um Ciclo de Debates e Mesa Redonda, a “importância da produção do café em Rondônia e no país”. A visita do ministro foi proposta pelo senador Ivo Cassol (PP), presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal, e pelo deputado federal Luiz Claudio (PR), membro titular da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados. Tanto o senador quanto o deputado presidiram a reunião.

O evento foi organizado pelo secretário municipal de Agricultura de Alta Floresta, Gio Damo, e dos servidores da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRI), e teve o total apoio do prefeito do município, Calor Borges (PP).

Autoridades como senador Valdir Raupp (PMDB), os deputados federal, Marinha Raupp (PMDB), Nilton Capixaba (PTB) e Lúcio Mosquini (PMDB), o deputado federal pelo Estado do Espírito Santo, Evair Vieira de Melo (PV), os deputados estaduais Léo Moraes (PR), Jean Oliveira (PMDB) e Luizinho Goebel (PV), os vereadores de Alta Floresta D’Oeste, Robson Ugolini (PCdoB), Adelmo Garcia (popular Nenão – PR), Reinaldo da Idaron (PT), Valvique Ferreira (SD), vereadora Marilza da Revil Móveis (PP), Dário Moreira (PP), Maurão da Gease (PMN), Álvaro Bueno (PSDB), Alex da P-42 (DEM), o presidente da Agência de Defesa Sanitária Agrossilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), Anselmo de Jesus, o presidente executivo do Conselho Nacional do Café, Silas Brasileiro, o presidente da Embrapa, Maurício Antônio Lopes, também prestigiaram o evento, além de vários produtores rurais do município e da região, prefeitos e secretários de outras cidades.

Durante pronunciamento, o ministro Blairo Maggi falou dos investimentos no setor cafeeiro, da luta por um preço mais justo no litro de leite adquirido do produtor rural, e destacou ações junto ao Ministério da Agricultura.

Para o prefeito Carlos Borges, o evento foi um momento chave para discutir não só a produção do café, mas outros setores da agricultura.

Gio Damo destacou a presença dos produtores rurais durante a reunião. Disse que a visita do ministro Blairo Maggi e demais autoridades fortalece o setor agrícola na região e parabenizou a equipe que colaborou para a realização do evento.

O Ciclo de Debates aconteceu no Barracão Igreja Nossa Senhora da Penha e foi transmitido pela TV Senado.

Fonte: Leandro Pereira

Secretaria Municipal de Agricultura ouve demanda na área indígena

Secretaria Municipal de Agricultura ouve demanda na área indígena

_DSC0686

Na semana passada o secretário municipal de Agricultura de Alta Floresta, Gio Damo, esteve na aldeia indígena São Luiz, na Terra Indígena Rio Branco, onde tratou de vários assuntos, entre eles a produção de ucurum – corante natural mais conhecido como colorau. “Nos colocamos a disposição para ajudar os indígenas na plantação e no acompanhamento técnico para a produção de urucum na região”, garantiu o secretário.

Gio Damo informou que já está na agenda da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRI) uma visita ao município de Cabixi (640 quilômetros de Porto Velho). O município é destaque na produção de urucum, sendo responsável pela segunda maior agroindústria de corante do país. “Produtores da aldeia São Luiz estão confirmados para a viagem”, disse.

O secretário também visitou as futuras instalações do centro de beneficiamento de castanha do Brasil. A obra, orçada em mais de 317 mil reais, é fruto de um trabalho do senador Ivo Cassol (PP). Em setembro o prefeito Carlos Borges assinou a ordem de serviço. “É uma obra importante para a região”, destacou.

Fonte: Assessoria

Alta Floresta busca alternativas para aumentar produção de urucum

Alta Floresta busca alternativas para aumentar produção de urucum

_DSC0737

O município de Alta Floresta D’Oeste começou a se destacar pela produção de urucum – corante natural mais conhecido como colorau. No Distrito de Rolim de Moura do Guaporé (à 160 quilômetros da área urbana) a produção aumenta a cada ano. Só em 2017 já são mais de 40 toneladas. A expectativa é que ultrapasse a casa das 80 toneladas em 2018. A informação partiu do secretário municipal de Agricultura, Gio Damo, que recentemente esteve no distrito conversando com produtores.

Já está na agenda da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRI) uma visita ao município de Cabixi (640 quilômetros de Porto Velho). O município é destaque na produção de urucum, sendo responsável pela segunda maior agroindústria de corante do país. “Estamos nos organizando para esta viagem. A caravana deve seguir com dois técnicos, produtores rurais de Rolim de Moura do Guaporé e da Aldeia São Luiz e um vereador”, informou Gio Damo, que também deve visitar Cabixi. “Precisamos conhecer novas técnicas de produção do urucum. Sabemos que eles (produtores de Cabixi) estão bem avançados na produção do corante”, disse o secretário.

No dia 24 de outubro Gio Damo esteve na Aldeia São Luiz, onde conversou com alguns indígenas da região do Rio Branco que estão interessados em iniciar a produção de urucum.

Vale frisar que Rondônia é o segundo maior produtor de urucum. A informação é do canal rural.

Fonte: Assessoria

Dia 10: Prefeito Carlos Borges e secretário anunciam visita do Ministro da Agricultura

Dia 10: Prefeito Carlos Borges e secretário anunciam visita do Ministro da Agricultura

WhatsApp Image 2017-10-24 at 00.01.34

O prefeito de Alta Floresta D’Oeste, Carlos Borges (PP), e o secretário municipal de Agricultura, Gio Damo, anunciaram nesta segunda-feira (24), a visita do ministro da Agricultura, Blairo Maggi, no dia 10 de novembro, durante uma mesa redonda e ciclo de debates sobre a importância da produção do café em Rondônia e no país. O evento acontecerá no Barracão da Igreja Nossa Senhora da Penha.  “O ministro virá a Alta Floresta à convite do senador Ivo Cassol (PP), presidente da Comissão de Agricultura no Senado, e do deputado federal Luiz Cláudio,  membro titular da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados”, disse o secretário Gio Damo.

Carlos Borges e o secretário estiveram participando de programas de rádio na região, divulgando o evento.

A agenda do prefeito começou pela Avenida Rio de Janeiro, próximo a Rodoviária, onde a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (SEMIE), em parceria com empresários, realiza obras de ampliação do estacionamento e alargamento da avenida.

Nesta segunda-feira o prefeito também visitou as secretarias municipais de Saúde e Agricultura.

Fonte: Assessoria

Prefeito Carlos Borges recebe deputados e participa da entrega de caminhão em Izidolândia

Prefeito Carlos Borges recebe deputados e participa da entrega de caminhão em Izidolândia

WhatsApp Image 2017-10-21 at 23.28.31

Um café da manhã na sede da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRI) de Alta Floresta D’Oeste marcou o encontro entre o prefeito Carlos Borges e o deputado federal Nilton Capixaba (PTB), o presidente da Assembleia de Legislativa de Rondônia, Maurão de Carvalho (PMDB), e os demais deputados estaduais, Jean Oliveira (PMDB) e Só na Bença (PMDB), e demais autoridades estaduais e municipais, entre elas o secretário municipal de Agricultura, Gio Damo.

Após o café da manhã, as autoridades seguiram para o Distrito de Izidolândia, onde foi realizada a entrega de um caminhão para a COOPERVALIG – Cooperativa Agropecuária Mista Vale do Guaporé. O caminhão será usado para o transporte de leite na região.

Depois de participar de um almoço com a comunidade de Izidolândia, o prefeito e os deputados retornaram para a área urbana, onde visitaram a Igreja Assembleia de Deus.

O prefeito agradeceu o apoio que vem recebendo dos deputados para continuar investindo em Alta Floresta.

Fonte: Assessoria

Idaron, Semagri e Emater realizam recolhimento de embalagens de agrotóxicos

Idaron, Semagri e Emater realizam recolhimento de embalagens de agrotóxicos

WhatsApp Image 2017-09-22 at 11.59.49

Uma parceria entre a Agência de Defesa Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRI) e a Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia – EMATER-RO, recolheu 1.351 embalagens vazias de agrotóxicos na região do Distrito de Nova Gease. A parceria atendeu quatro associações: Asprogeo, Asprur da 114, Asprove e Triângulo.

Fiscal estadual agropecuário, Ernesto Antônio Moraes da Silva informou que a Lei Estadual 1.841 de 28 de dezembro de 2007, e o decreto 13.563 de 14 de abril de 2008, dizem que “é de responsabilidade da pessoa física ou jurídica usuária ou responsável pela aplicação de agrotóxicos e afins, a devolução das embalagens…”.

O secretário municipal de Agricultura de Alta Floresta, Giovan Damo, disse que a parceria facilita a vida do homem. “Com a parceria o produtor não precisa se preocupar em procurar o local onde adquiriu o agrotóxico para devolver as embalagens”, explicou.

A ação atendeu cerca de 100 produtores rurais que receberam um treinamento para classificar as embalagens.

A parceria entre Idaron, Semagri e Emater contou com a participação e apoio das associações rurais. “Queremos e vamos atender outras regiões. As associações podem se mobilizar e procurar a Secretaria Municipal de Agricultura, a Idaron e a Emater para agendar a coleta”, destacou Gio.

As embalagens recolhidas foram levadas para o município de Cacoal, onde fica a central de recolhimentos na região.

Fonte: Leandro Pereira

Prefeito Carlos Borges assina ordem de serviço para reforma da Feira Municipal

Prefeito Carlos Borges assina ordem de serviço para reforma da Feira Municipal

WhatsApp Image 2017-09-05 at 22.16.20

Nesta terça-feira (5), o prefeito de Alta Floresta D’Oeste, Carlos Borges (PP), assinou a ordem de serviço autorizando a reforma da Feira Municipal. A obra está orçada em R$ 120.331,54 e será executada pela empresa Oliveira e Garcia Construções e Terraplanagem.

A ordem de serviço foi assinada durante reunião que contou com a presença do vereador Álvaro Bueno (PSDB), do secretário municipal de Agricultura, Gio Damo, e representantes dos feirantes e da empresa responsável pelas obras.

O recurso é fruto de uma emenda do deputado estadual Jean Oliveira (PMDB), que em março deste ano esteve reunido com feirantes e autoridades do município para discutir de que forma seria injetado o montante.

Fonte: Leandro Pereira

Prefeito assina ordem de serviço para construção de centro de beneficiamento de castanha

Prefeito assina ordem de serviço para construção de centro de beneficiamento de castanha

WhatsApp Image 2017-09-05 at 22.16.19

Depois de participar de uma reunião com lideranças eclesiásticas, na manhã desta terça-feira (5), o prefeito de Alta Floresta D’Oeste, Carlos Borges (PP), assinou a ordem de serviço para construção de um centro de beneficiamento de castanha do Brasil.

A obra, orçada em mais de 317 mil reais, será construída na aldeia São Luiz, na Terra Indígena Rio Branco. O recurso é fruto de um trabalho do senador Ivo Cassol (PP).

A empresa Conera – Construção Nora Era Ltda-ME, será responsável pela execução dos serviços.

Fonte: Assessoria

Prefeito Carlos Borges participa de conferência e seminário rural

Prefeito Carlos Borges participa de conferência e seminário rural

WhatsApp Image 2017-08-11 at 00.20.57

Nesta quinta-feira (10), aconteceu em Alta Floresta D’Oeste o Seminário Rural promovido pelo Governo do Estado em parceria com o Sebrae/RO, com apoio da Emater e Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRI). O evento que aconteceu no parque de exposição, faz parte das ações do projeto Cafeicultura de Rondônia.

O prefeito de Alta Floresta, Carlos Borges (PP), participou da cerimônia de abertura do seminário, juntamente com o secretário municipal de Agricultura, Gio Damo. Na oportunidade, o prefeito destacou a importância da agricultura e do setor cafeeiro para a região e o estado.

Ainda nesta quinta-feira, Carlos Borges esteve no barracão da Igreja São Cristovão, onde também prestigiou a abertura da 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde. O evento encerra nesta sexta-feira (11).

Com o tema: “Vigilância em Saúdfe: Direito, Conquista e Defesa de um SUS Público de Qualidade”, a conferência tem como objetivo “propor diretrizes para a política nacional em vigilância em saúde”.

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU) e o Conselho Municipal de Saúde, com apoio do Conselho Estadual de Saúde, são os idealizadores da conferência.

Fonte: Assessoria

Produtores premiados no concurso leiteiro na 29ª Expoalta

Produtores premiados no concurso leiteiro na 29ª Expoalta

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO), divulgou esta semana os nomes dos produtores premiados no Concurso Leiteiro realizado durante a 29ª Exposição Agropecuária de Alta Floresta D’Oeste (Expoalta), que aconteceu entre os dias 26 e 30 de julho. O concurso teve o apoio da Associação de Produtores Rurais e contou com a colaboração dos técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRI).

O concurso foi disputado em duas categorias: vaca e novilha. Na categoria vaca: 1º lugar – Gilmar Castilho (faturou R$ 2.500,00), 2º lugar – Fernandes Luiz (faturou R$ 2.000,00), 3º lugar – Miguel Martins (faturou R$ 1.500,00), 4º lugar – Vinicius Martins (faturou R$ 1.000,00), e 5º lugar – Fábio Loose (faturou R$ 800,00).

Na categoria novilha: 1º lugar – Miguel Martins (faturou R$ 2.000,00), 2º lugar – Fábio Loose (faturou R$ 1.500,00), 3º lugar – Gilmar Castilho (faturou R$ 1.000,00), 4º lugar – Fernandes Luiz (faturou R$ 800,00), e 5º lugar – cacique (faturou R$ 700,00).

Informações da Emater dão conta de que a pecuaria leiteira para Rondônia faz circular, anualmente, cerca de R$ 440,2 milhões no Estado, correspondendo pela sustentação econômica básica de 38,8 mil famílias ligadas agricultura familiar.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Gio Damo, Alta Floresta se destaca com sua bacia leiteira, concentrando um grande número de produtores rurais na região da Zona da Mata, o que fomenta a economia local.

FONTE: Assessoria