Secretaria Municipal de Saúde realiza ações de prevenção do câncer na UBS Boa Esperança

Secretaria Municipal de Saúde realiza ações de prevenção do câncer na UBS Boa Esperança

WhatsApp Image 2017-10-20 at 20.50.56

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU) por meio da Unidade Básica de Saúde Boa Esperança, da Vila Marcão, realizou na manhã desta sexta-feira (20), várias ações de prevenção do câncer de mama e de colo uterino. As atividades contaram com palestras, coleta de exames e consultas.

As ações foram coordenadas pela diretora da Unidade Básica de Saúde, Izabel Cardoso Pinto, e pela equipe multiprofissional da UBS.

Os trabalhos contaram com atendimentos médicos por meio da doutora Valquiria e atendimentos por meio das enfermeiras Tuani Mara e Cristiane, técnica em enfermagem Irani Almeida, e os agentes comunitários de saúde do setor de abrangência da UBS.

O secretário municipal de Saúde, Adenilson Anacleto, e os vereadores Celso Motorista (PDT) e Dário Moreira (PP) prestigiaram as ações.

Fonte: Assessoria

Equipe de enfermagem de Alta Floresta D’Oeste discute ações

Equipe de enfermagem de Alta Floresta D’Oeste discute ações

WhatsApp Image 2017-10-06 at 20.27.16

Aconteceu na tarde desta sexta-feira (6), na Câmara de Vereadores, uma reunião com a equipe de enfermagem de Alta Floresta.

O secretário municipal de Saúde, Adenilson Anacleto, participou da reunião que serviu para discutir os próximos passos rumo as politicas publicas para a saúde do município. “Ouvimos os anseios da categoria. Enfermagem é uma luta constante pela vida”, disse.

Fonte: Assessoria

Equipe de Apoio à Saúde da Família realiza atividades em Alta Floresta

Equipe de Apoio à Saúde da Família realiza atividades em Alta Floresta

WhatsApp Image 2017-09-27 at 13.49.10

Nesta quarta-feira (27), uma equipe do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família, reuniu vários moradores para realizar atividades na academia de saúde do Bairro Princesa Isabel. Os trabalhos iniciaram com testes de glicemia. Em seguida foi oferecido um café com sucos e frutas, aproveitando a oportunidade para citar a importância de uma alimentação saudável.

Os trabalhos contaram com a presença da doutora Fernanda, da nutricionista Deny Mara Nunes Evangelista, e da psicologa Inara Moreno Moura, que realizou diversos exercícios físicos com os participantes.

As atividades fazem parte das ações da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU).

Fonte: Assessoria

Alta Floresta: Unidades básicas de saúde passam a funcionar até às 19h

Alta Floresta: Unidades básicas de saúde passam a funcionar até às 19h

DSC_0086

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU) de Alta Floresta D’Oeste anunciou nesta segunda-feira (18) que está ampliando o horário de atendimento das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da área urbana. O novo horário, das 7h às 19h, já vale a partir desta terça-feira (19).
O anunciou foi feito durante reunião na manhã desta segunda-feira, no teatro municipal, com servidores municipais de saúde, incluindo os agentes comunitários de saúde. A reunião teve a presença do prefeito Carlos Borges (PP) e do secretário municipal de Saúde, Adenilson Anacleto.
O novo horário vai valer apenas para as unidades básicas de saúde Jorge Teixeira (no Bairro Redondo), Leonildo Vaz de Lima (no Bairro Princesa Isabel) e Edmilson Lima da Silva (no Bairro Santa Felicidade). “As unidades localizadas na área rural vão atender normalmente”, disse o secretário, informando que o objetivo da mudança é desafogar o Hospital Municipal. “Precisamos diminuir a quantidade de atendimentos no hospital”, argumentou.
Um boletim informativo, priorizando o horário de atendimento e as especialidades oferecidas por cada UBS será divulgado pela prefeitura.
Durante a reunião, o prefeito parabenizou os servidores pelo trabalho desempenhado. “Continuem com esta dedicação. A saúde começa por vocês”, citou o chefe do Executivo Municipal.

DSC_0073
FONTE: Leandro Pereira

Município de Alta Floresta D’Oeste recebe duas ambulâncias

Município de Alta Floresta D’Oeste recebe duas ambulâncias

DSC_0034

Nesta sexta-feira (15), o Município de Alta Floresta D’Oeste recebeu duas ambulâncias. Os veículos fazem parte de uma emenda do deputado estadual doutor Neidson (PMN), que esteve na cidade para participar do evento de entrega das ambulâncias.

O parlamentar foi recepcionado pelo prefeito Carlos Borges (PP), pelo secretário municipal de Saúde, Adenilson Anacleto, vereadores e demais lideranças do município.

De acordo com o prefeito, as ambulâncias foram solicitadas pelos vereadores Maurão da Gease (PMN) e Adelmo Garcia (popular Nenão). Uma ambulância será repassada ao Distrito de Rolim de Moura do Guaporé (também conhecido como Porto Rolim). A outra ambulância ficará a disposição do Hospital Municipal. “Vamos destinar uma camioneta nova, traçada, para atender o Distrito de Nova Gease”, disse o prefeito durante conversa com o vereador Maurão.

Além da entrega das ambulâncias, doutor Neidson participou de uma reunião com o prefeito Carlos Borges, o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Naninho da Constril, o secretário municipal de Agricultura, Gio Damo, representantes da Funai e das aldeias indígenas ao longo do Rio Branco, para tratar da construção de pontes na região de Nova Gease. O vereador Maurão da Gease (PMN) também participou da reunião.

O prefeito Carlos Borges agradeceu o apoio do deputado Neidson. Parabenizou pelos investimentos em Alta Floresta, citando também uma emenda no valor de R$ 50 mil que será destinada a realização das olimpíadas indígenas.

Fonte: Assessoria

Prefeito Carlos Borges acompanha atividades da Carreta do Hospital do Câncer de Barretos

Prefeito Carlos Borges acompanha atividades da Carreta do Hospital do Câncer de Barretos

WhatsApp Image 2017-09-12 at 22.39.04

Nesta terça-feira (12), o prefeito Carlos Borges (PP), juntamente com secretário municipal de Saúde, Adenilson Anacleto, acompanharam o andamento dos atendimentos da Carreta do Hospital do Câncer de Barretos que está em Alta Floresta desde segunda-feira (11). Os trabalhos estão acontecendo na Praça Castelo Branco, onde está estacionado o veículo. Os atendimentos seguem até o dia 15.

Após conversar com moradores e funcionários da carreta, o prefeito juntamente com os vereador Alex da P-42 e Reinaldo do IDARON, estiveram visitando algumas residências que no período da chuva enfrentam vários problemas de alagamentos e risco de desmoronamento. Eles conversaram com os moradores e se colocaram à disposição da população.

Fonte: Assessoria

Alta Floresta terá dois postos de vacinação abertos no próximo sábado (16)

Alta Floresta terá dois postos de vacinação abertos no próximo sábado (16)

apresentacao_multivacinacao_portal

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU) de Alta Floresta D’Oeste comunica que a sala de vacina do Hospital Municipal Vanessa e Vânia Fuzari e a Unidade Básica de Saúde Leonildo Vaz de Lima (no Bairro Princesa Isabel), serão os dois postos de vacinação disponibilizados no horário das 8h às 17h, neste sábado (dia 16), durante o dia “D” da Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização de Caderneta de Vacinação. O alvo da campanha, que prossegue até 22 de setembro, são as crianças e adolescentes menores de 15 anos.

Durante a campanha serão oferecidas as vacinas da rotina previstas no Calendário Nacional de Vacinação. São 14 vacinas para as crianças e cinco para os adolescentes. É fundamental que toda a população alvo compareça aos serviços de saúde levando a caderneta de vacinação e o cartão SUS, para que os profissionais de saúde possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas para completar o esquema vacinal para cada vacina preconizada atualmente pelo Programa Nacional de Imunização. Como a vacinação será de forma seletiva para a população alvo, não há meta a ser alcançada.

As vacinas disponibilizadas durante a campanha serão: BCG, Pentavalente, Pneumocócica, Meningocócica, Rotavírus, Hepatite A, Hepatite B, DTP, Vacina Inativada Poliomielite (VIP ), Vacina Oral Poliomielite Atenuada (VOP), Tríplice, Tetra, DTpa, dT e HPV.

Fonte: Leandro Pereira

Prefeito Carlos Borges participa de conferência e seminário rural

Prefeito Carlos Borges participa de conferência e seminário rural

WhatsApp Image 2017-08-11 at 00.20.57

Nesta quinta-feira (10), aconteceu em Alta Floresta D’Oeste o Seminário Rural promovido pelo Governo do Estado em parceria com o Sebrae/RO, com apoio da Emater e Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRI). O evento que aconteceu no parque de exposição, faz parte das ações do projeto Cafeicultura de Rondônia.

O prefeito de Alta Floresta, Carlos Borges (PP), participou da cerimônia de abertura do seminário, juntamente com o secretário municipal de Agricultura, Gio Damo. Na oportunidade, o prefeito destacou a importância da agricultura e do setor cafeeiro para a região e o estado.

Ainda nesta quinta-feira, Carlos Borges esteve no barracão da Igreja São Cristovão, onde também prestigiou a abertura da 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde. O evento encerra nesta sexta-feira (11).

Com o tema: “Vigilância em Saúdfe: Direito, Conquista e Defesa de um SUS Público de Qualidade”, a conferência tem como objetivo “propor diretrizes para a política nacional em vigilância em saúde”.

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU) e o Conselho Municipal de Saúde, com apoio do Conselho Estadual de Saúde, são os idealizadores da conferência.

Fonte: Assessoria

Programa Saúde na Escola é discutido durante reunião em Alta Floresta

Programa Saúde na Escola é discutido durante reunião em Alta Floresta

WhatsApp Image 2017-07-21 at 13.15.28

O secretário municipal de Saúde de Alta Floresta D’Oeste, André Sato, participou de uma reunião para definir a cooperação quanto ao Programa Saúde na Escola (PSE), já pactuado pela Secretaria Municipal de Saúde para execução ao atendimento preventivo dos alunos. A reunião aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores e contou com representantes da Secretaria Municipal de Educação e uma equipe de Porto Velho – responsável pelo programa.

O Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007. As políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral.

A articulação entre Escola e Rede Básica de Saúde é à base do Programa Saúde na Escola. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras.

O município já realiza ações em várias escolas por meio do programa.

Fonte: Assessoria

Secretaria Municipal de Saúde realiza ações de prevenção no “julho amarelo”

Secretaria Municipal de Saúde realiza ações de prevenção no “julho amarelo”

WhatsApp Image 2017-07-21 at 13.10.16

O Ministério da Saúde e o Comitê Estadual de Hepatites Virais adotaram o mês de julho como o de prevenção das hepatites virais. É neste sentido que a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU), juntamente com equipes de UBS – Unidade Básica de Saúde, e departamento de atenção básica realizaram nesta sexta-feira (21), a campanha de conscientização do mês na Praça Castelo Branco.

Ações também foram desenvolvidas nas unidades Jorge Teixeira, no Bairro Redondo, e Edmilson Lima da Silva, no Bairro Santa Felicidade. Os trabalhos, voltados para teste rápido para detectar hepatites e outras doenças, foram realizados com resultados em no máximo 30 minutos.

O prefeito Carlos Borges (PP), esteve na Praça Castelo Branco, onde conversou com os servidores. As ações de prevenção devem continuar, afirmou a secretaria.

Fonte: Assessoria