Prefeito Carlos Borges participa de conferência e seminário rural

Prefeito Carlos Borges participa de conferência e seminário rural

WhatsApp Image 2017-08-11 at 00.20.57

Nesta quinta-feira (10), aconteceu em Alta Floresta D’Oeste o Seminário Rural promovido pelo Governo do Estado em parceria com o Sebrae/RO, com apoio da Emater e Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRI). O evento que aconteceu no parque de exposição, faz parte das ações do projeto Cafeicultura de Rondônia.

O prefeito de Alta Floresta, Carlos Borges (PP), participou da cerimônia de abertura do seminário, juntamente com o secretário municipal de Agricultura, Gio Damo. Na oportunidade, o prefeito destacou a importância da agricultura e do setor cafeeiro para a região e o estado.

Ainda nesta quinta-feira, Carlos Borges esteve no barracão da Igreja São Cristovão, onde também prestigiou a abertura da 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde. O evento encerra nesta sexta-feira (11).

Com o tema: “Vigilância em Saúdfe: Direito, Conquista e Defesa de um SUS Público de Qualidade”, a conferência tem como objetivo “propor diretrizes para a política nacional em vigilância em saúde”.

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU) e o Conselho Municipal de Saúde, com apoio do Conselho Estadual de Saúde, são os idealizadores da conferência.

Fonte: Assessoria

Programa Saúde na Escola é discutido durante reunião em Alta Floresta

Programa Saúde na Escola é discutido durante reunião em Alta Floresta

WhatsApp Image 2017-07-21 at 13.15.28

O secretário municipal de Saúde de Alta Floresta D’Oeste, André Sato, participou de uma reunião para definir a cooperação quanto ao Programa Saúde na Escola (PSE), já pactuado pela Secretaria Municipal de Saúde para execução ao atendimento preventivo dos alunos. A reunião aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores e contou com representantes da Secretaria Municipal de Educação e uma equipe de Porto Velho – responsável pelo programa.

O Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial da Saúde e da Educação, foi instituído em 2007. As políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral.

A articulação entre Escola e Rede Básica de Saúde é à base do Programa Saúde na Escola. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras.

O município já realiza ações em várias escolas por meio do programa.

Fonte: Assessoria

Secretaria Municipal de Saúde realiza ações de prevenção no “julho amarelo”

Secretaria Municipal de Saúde realiza ações de prevenção no “julho amarelo”

WhatsApp Image 2017-07-21 at 13.10.16

O Ministério da Saúde e o Comitê Estadual de Hepatites Virais adotaram o mês de julho como o de prevenção das hepatites virais. É neste sentido que a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU), juntamente com equipes de UBS – Unidade Básica de Saúde, e departamento de atenção básica realizaram nesta sexta-feira (21), a campanha de conscientização do mês na Praça Castelo Branco.

Ações também foram desenvolvidas nas unidades Jorge Teixeira, no Bairro Redondo, e Edmilson Lima da Silva, no Bairro Santa Felicidade. Os trabalhos, voltados para teste rápido para detectar hepatites e outras doenças, foram realizados com resultados em no máximo 30 minutos.

O prefeito Carlos Borges (PP), esteve na Praça Castelo Branco, onde conversou com os servidores. As ações de prevenção devem continuar, afirmou a secretaria.

Fonte: Assessoria

Prefeito Carlos Borges e secretário de saúde enviam mensagens a população

Prefeito Carlos Borges e secretário de saúde enviam mensagens a população

carlos e andre

O prefeito Carlos Borges (PP), e o secretário municipal de Saúde de Alta Floresta D’Oeste (RO), por meio de um vídeo, enviaram uma mensagem aos moradores quanto a situação de medicamentos na Farmácia Básica e no Hospital Municipal. “A farmácia está no HM. Falta um ou outro medicamento, mas estamos mantendo um bom estoque”, disse o prefeito.

O vídeo mostra o estoque da farmácia básica. Durante a mensagem, o prefeito e o secretário falam da escala de médicos no Hospital Municipal.

Veja o vídeo:  https://www.youtube.com/watch?v=VfUTjV2qei4

Fonte: Assessoria

Secretaria Municipal de Saúde amplia atendimentos e ações preventivas

Secretaria Municipal de Saúde amplia atendimentos e ações preventivas

WhatsApp Image 2017-06-25 at 16.51.05

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU) de Alta Floresta D’Oeste, está ampliando atendimentos oferecidos a população, com o objetivo de diminuir o tempo de espera após o agendamento de pacientes.

Neste final de semana os atendimentos aconteceram na Unidade Básica de Saúde (UBS) Jorge Teixeira, no Bairro Redondo.

WhatsApp Image 2017-06-25 at 17.02.48Outra ação realizada pela Secretaria atendeu alunos da rede municipal de ensino. Trata-se de uma Ação de Saúde Bucal.

Na Escola José Basílio da Gama, cerca de 86 alunos receberam atendimentos e orientações.

As atividades também atenderam 257 alunos na Escola 17 de Junho e 131 alunos da Escola Boa Esperança, que fica no Distrito do Marcão. Alunos da extensão da Escola Floresta Encantada também receberam a equipe responsável pela ação.

“Mediante a necessidade, estamos aderindo ao programa PSE (Programa Saúde na Escola) que visa atender de forma preventiva aos escolares de nosso município e arrecadar fundos para proporcionar mais qualidade”, disse o secretário municipal de Saúde, André Sato.

Fonte: Assessoria

SEMSAU: Campanha de vacinação contra gripe foi prorrogada

SEMSAU: Campanha de vacinação contra gripe foi prorrogada

 

vacina

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU) anunciou que foi prorrogada a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza (gripe). A campanha segue até o dia 9 de junho.

Dois postos de vacinação estão disponíveis em Alta Floresta. São eles: sala de vacina do Hospital Municipal (no horário das 8h às 16h) e Unidade Básica de Saúde Leonídio Vaz de Lima, no Bairro Prncesa Isabel (no horário das 8h às 12h).

Nesta quarta-feira (31), Alta Floresta já havia alcançando mais de 83% do público alvo. A meta é vacinar 90%. A informação partiu da coordenadora da campanha, enfermeira Cristiane Della Libera, da Secretaria Municipal de Saúde.

O público-alvo da campanha é formado por pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional.

Fonte: Decom

Postos de saúde dos distritos de Alta Floresta recebem melhorias

Postos de saúde dos distritos de Alta Floresta recebem melhorias

WhatsApp Image 2017-05-31 at 00.26.04

A Prefeitura de Alta Floresta D’Oeste, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU), está realizando serviços para melhorar a infraestrutura dos postos de saúde dos distritos de Filadélfia e Izidolândia.

Nesta terça-feira (30), o secretário municipal de Saúde, doutor André Sato, participou das ações juntamente com uma equipe que atua intensamente no posto de saúde em Filadélfia. O distrito fica a 70 quilômetros da área urbana.

Em Izidolândia (a 100 quilômetros da área urbana), uma equipe também trabalha fazendo reaparos necessários para garantir um bom ambiente aos usuários.

Entre os serviços estão, instalação de sistema de ar-condicionado, pinturas, restauração de forro e reparos elétricos e hidráulicos.

FONTE: DECOM

Posto de Saúde do Distrito de Filadélfia recebe serviços

Posto de Saúde do Distrito de Filadélfia recebe serviços

WhatsApp Image 2017-05-25 at 08.37.44

Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU) de Alta Floresta esteve no Distrito de Filadélfia (a 70 quilômetros da área urbana), realizando alguns serviços necessários no prédio onde funciona o posto de saúde. O secretário municipal de Saúde, André Sato, também esteve no local.

De acordo com o secretário, “os serviços para vão proporcionar um melhor atendimento aos pacientes do Distrito e região”.

Entre os trabalhos estava a instalação de sistema de ar-condicionado nas salas de atendimentos da unidade.

WhatsApp Image 2017-05-25 at 08.37.52

FONTE: DECOM

Primeiro encontro de gestantes do Santa Felicidade e do Redondo

Primeiro encontro de gestantes do Santa Felicidade e do Redondo

DSC_0053Servidores públicos das unidades básicas de saúde Edmilson Lima da Silva (do Bairro Santa Felicidade) e Jorge Teixeira (do Bairro Redondo), promoveram nesta quarta-feira (10), o primeiro encontro de gestantes. O evento aconteceu no salão da Igreja São Cristovão com o objetivo de tratar de assuntos como pré-natal e outros cuidados durante a gravidez.

O chefe de gabinete da prefeitura de Alta Floresta, pastor Valdecy Assunção, levou a mensagem do prefeito Carlos Borges. O chefe do Executivo Municipal encontra-se em Porto Velho.

Marilene Salvina Gomes Rodrigues, diretora da Unidade Básica de Saúde (UBS) Edmilson Lima da Silva, informou que o evento surgiu com a necessidade de levar informação às mulheres em período de gestação.

As enfermeiras Cristane do Carmo (UBS Santa Felicidade) e Raiani Gonçalves (UBS Bairro Redondo) palestraram durante o evento. A equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família também levou seu recado.

O evento contou ainda com a presença de psicólogo, fonoaudiólogo, nutricionista e fisioterapeuta passando informações.

FONTE: Decom

 

 

Prefeito Carlos Borges e secretário de Saúde visitam casa de apoio

Prefeito Carlos Borges e secretário de Saúde visitam casa de apoio

WhatsApp Image 2017-05-09 at 11.30.23 PM

Em Porto Velho, o prefeito de Alta Floresta D’Oeste, Carlos Borges (PP), e o secretário municipal de Saúde, André Sato, visitaram nesta terça-feira (9), a casa de apoio.O local recebe pessoas diariamente em busca de tratamento médico na capital.

Para ser atendido na casa de apoio, o paciente passa por um agendamento em Alta Floresta.

Passado os procedimentos que incluem translado cedido pelo município por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU), o paciente ao chegar à casa de apoio recebe auxílio no transporte, estadia, alimentação e todo o apoio logístico para o seu tratamento médico na capital.

Durante a visita, o prefeito conferiu os cômodos da casa, conversou com pacientes, e com os responsáveis pela organização e manutenção da casa de apoio.

WhatsApp Image 2017-05-09 at 11.30.24 PM

Fonte: Decom