Alta Floresta: Começa o Ensino Médio em tempo integral na Escola JK

DSC_0013-300x200

Na manhã desta segunda-feira (6), aconteceu a cerimônia de abertura do ano letivo da Escola Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira (conhecida popularmente como Escola JK). A data ficará na história do município de Alta Floresta por marcar o início de um novo modelo de educação – o ensino médio em tempo integral – uma metodologia que faz parte do Programa de Fomento à Implementação de Escolas em Tempo Integral, instituído por portaria do Ministério da Educação.

Com as novas diretrizes para o Ensino Médio estabelecidas pela Medida Provisória 746 do governo federal, Rondônia aderiu ao programa.

Entre as autoridades que fizeram parte da cerimônia estava o secretário de Estado da Educação, Valdo Alves, o secretário executivo do Governo do Estado/Regional Zona da Mata, Iloir Miguel (Kiko), o deputado estadual, Jean Oliveira (PMDB), o prefeito de Alta Floresta D’Oeste, Carlos Borges, o presidente da Câmara de Vereadores de Alta Floresta, Robson Ugolini (PCdoB), e demais vereadores: Valvique Ferreira (SD), Alex da P-42 (DEM), Marilza da Revil Móveis (PP), Reinaldo do Idaron (PT) e Celso Motorista (PDT), a coordenadora regional de educação de Alta Floresta, Nadir Fernandes Costa, a secretária municipal de Educação, Sonia Cassimiro, o diretor da Escola JK, Valdemar Borges, a representante do ICE – Instituto de Corresponsabilidade pela Educação, Cássia Moreira, a representante dos Jovens Protagonistas (Pernambuco), Jeniffer Santos, e o sargento Lucas, comandante da Polícia Militar Ambiental de Alta Floresta.

A Escola JK, juntamente com outras nove escolas do Estado, fazem parte do projeto rondoniense “Escola do Novo Tempo”, embasado em um modelo de sucesso implantado no Estado de Pernambuco e ampliado por todo o País através do projeto nacional “Escola da Escolha”.

Nesta semana de acolhimento, o Estado recebe mais de 50 ex-alunos de Pernambuco, que trazem para Rondônia os exemplos de sucesso que a educação integral alcançou no País. Em Alta Floresta são cinco ex-alunos.

De acordo com Valdemar, a programação nesta primeira semana é diferente. A partir das 13h, foi a vez dos alunos do primeiro ano ter os primeiros contatos com a nova metodologia e o acolhimento. Às 19h30, os pais dos alunos estão convidados para conhecer a escola e as novas diretrizes da educação.

Na terça-feira (7), a escola recebe apenas alunos do primeiro ano. Na quarta-feira (8), acontece o acolhimento dos alunos do segundo ano. Na quinta-feira (9), a partir das 13h começa o acolhimento para os alunos do terceiro ano. A sexta-feira (10) será voltada apenas para o acolhimento do terceiro ano.

A Seduc conta, para a implementação do programa, com a assessoria do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), de Pernambuco, que já atuou com metodologia de adoção do ensino integral em São Paulo, Ceará, Piauí, Sergipe, Goiás, Espirito Santo, Maranhão, Paraíba e Pernambuco, que têm o melhor Indicador da Educação Básica (Ideb) do País.