Prefeitura municipal Através Da Secretaria Municipal De Agricultura (SEMAGRI) Participa De Oficina Para Formação de Núcleo De Elaboração De Projetos.

A Prefeitura Municipal de Alta Floresta D’Oeste, através da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRI) participaram de uma oficina para formação do núcleo de elaboração de projetos da Zona da Mata em  Rolim De Moura,( onde foi montada uma unidade avançada de planejamento e de gestão regional (UAPGR) e através (SEPOG)da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Neste está à formação de um núcleo com a formação dos municípios de Alta Floresta D’Oeste, Castanheiras, Nova Brasilândia e Rolim De Moura, cujos  os membros são  escolhidos para analises e aprovação dos projetos.

Esta oficina tratou-se de capacitar técnicos para elaboração de projetos visando desenvolvimento regional de modo que crie oportunidades socioeconômicas para a população urbana e em especial as pequenas famílias de produtores rurais tendo em vista sua permanência no campo.

Diante da formação desse núcleo, Alta Floresta apresentou um projeto referente ao desenvolvimento da fruticultura na Zona da Mata, com a participação da Associação da Agroindústria de Polpas de Frutas Congeladas do Distrito de Nova Gease, (ASPROGEO) localizada na linha 47,5 km 42.

O setor como prioritário para a promoção de investimento em novos empreendimentos é a agricultura, uma das principais geradoras de empregos direto e indiretamente por unidade de capital investido.
O Município de Alta Floresta D’Oeste servirá de projeto piloto para incentivo da agroindústria da agricultura familiar na Zona da Mata. Quanto ao Município já se encontra com toda uma estrutura sistemática de organização para o desenvolvimento do projeto.

A mobilização do projeto se dará com a parceria da SEMAGRI, EMATER, IDARON, SEDAM E SEPOG. Para um bom andamento das atividades dos tratos culturais do plantio da graviola e até mesmo sua comercialização, definida do objeto a se alcançar dentro do projeto e identificada por se tratar de uma cultura escassa de matéria prima para a produção de polpas de frutas.

Com resultado esperamos sanar a demora de produção na região da Zona da Mata através deste projeto iremos adquirir a estabilidade comercial e produtiva das agroindústrias da região e dando sustentabilidade ao crescimento de renda as famílias na área rural.

WhatsApp Image 2018-04-09 at 14.28.05

Fonte Decom